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KANBAN

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O que é Kanban?

O kanban é um cartão que organiza fluxos e a gestão de estoque no estilo “puxado”, ou seja, a etapa anterior não envia o item para a próxima etapa de produção e sim, aguarda para que a próxima etapa puxe o item, reduzindo desperdícios e acúmulo de produtos. 

O kanban visa, na indústria, eliminar desperdícios no processo de produção analisando prazos perdidos com movimentação, espera, deslocamento e retrabalho, além de verificação de excesso de produção, estoques desnecessários e processos impróprios. 

Como surgiu?

O kanban foi criado na década de 1940 por Taiichi Ohno para a Empresa Toyota, fabricante automotiva japonesa,
em um momento onde se buscava, para a produção de automóveis, a melhor visualização do trabalho, a maximização
da eficiência e, principalmente, a agilidade.

O kanban surgiu como parte do Sistema Toyota de Produção (TPS) onde o objetivo era, por meio da manufatura enxuta (lean manufacturing, ou lean), criar mais valor para os clientes sem gerar mais custos, mais desperdícios ou sacrificar a 
produtividade da empresa.

A palavra japonesa kanban, quando traduzida para o português, significa “cartão” ou “sinalização”. Tudo a ver com a gestão visual possibilitada pelos cartões coloridos que identificam e sinalizam as tarefas e seus status.

Percebendo a produtividade criada pelo kanban, alguns principais players da indústria de tecnologia começaram a utilizá-lo 
em suas empresas. Surgiu então o Método Kanban.

Por que usar?

Com o método Kanban você pode melhorar a visualização do fluxo de trabalho, limitar o trabalho em andamento visando o foco e entrega das tarefas pelo time, gerenciar e inspecionar o trabalho, eliminar com mais facilidade atividades que não geram valor ao cliente, simplificar o processo e realizar mudanças de prioridade com mais rapidez. 

O quadro kanban é a visualização do método para todos da equipe, utilizando quadro físico ou virtual.

Como funciona?

Ele pode variar muito entre empresas, pois o método não restringe ou obriga a seguir uma forma única de projetá-lo. Mas ele depende fundamentalmente das etapas e entregas mapeadas e de como será usado pela equipe. 

Ele também pode ser virtual, com o uso de ferramentas online como o Trello ou o Asana.

Ou físico, com colunas e cards desenhadas no papel ou na parede, e o uso de post-its para a inserção das tarefas.

Com o Quadro de Kanban definido e tarefas distribuídas em seus respectivos cards (Exemplo: À fazer, Em andamento, Em Análise, Feito) você deve realizar as tarefas de acordo com as prioridades estabelecidas.
E mover os cards indicando o andamento delas.

Cada tarefa segue um fluxo de trabalho que começa do lado esquerdo do quadro e termina do lado direito, quando ela for finalmente concluída.

Práticas Gerais do Kanban

Visualize o fluxo de
trabalho (workflow)

Limite o trabalho
em progresso

Meça e gerencie o
fluxo de trabalho

Torne as políticas do
processo explícitas

Implemente ciclos
de feedback

Melhore colaborativamente,
evolua experimentalmente

Quais são os valores do Kanban?

Princípios Fundamentais do Kanban

Comece com o que
você faz agora. 

Concorde em buscar mudanças
incrementais e evolutivas.

Inicialmente, respeite as
funções, responsabilidades e cargos

Incentive atos de liderança
em todos os níveis