O kanban é um cartão que organiza fluxos e a gestão de estoque no estilo “puxado”, ou seja, a etapa anterior não envia o item para a próxima etapa de produção e sim, aguarda para que a próxima etapa puxe o item, reduzindo desperdícios
e acúmulo de produtos.
O kanban visa, na indústria, eliminar desperdícios no processo de produção analisando prazos perdidos com movimentação, espera, deslocamento e retrabalho, além de verificação de excesso de produção, estoques desnecessários
e processos impróprios.
O kanban foi criado na década de 1940 por Taiichi Ohno para a Empresa Toyota, fabricante automotiva japonesa,
em um momento onde se buscava, para a produção de automóveis, a melhor visualização do trabalho, a maximização
da eficiência e, principalmente, a agilidade.
O kanban surgiu como parte do Sistema Toyota de Produção (TPS) onde o objetivo era, por meio da manufatura enxuta (lean manufacturing, ou lean), criar mais valor para os clientes sem gerar mais custos, mais desperdícios ou
sacrificar a
produtividade da empresa.
A palavra japonesa kanban, quando traduzida para o português, significa “cartão” ou “sinalização”. Tudo a ver com a gestão visual possibilitada pelos cartões coloridos que identificam e sinalizam as tarefas e seus status.
Percebendo a produtividade criada pelo kanban, alguns principais players da indústria de tecnologia começaram a utilizá-lo
em suas empresas. Surgiu então o Método Kanban.
Com o método Kanban você pode melhorar a visualização do fluxo de trabalho, limitar o trabalho em andamento visando o foco e entrega das tarefas pelo time, gerenciar e inspecionar o trabalho, eliminar com mais facilidade atividades
que não geram valor ao cliente, simplificar o processo e realizar mudanças de prioridade com mais rapidez.
O quadro kanban é a visualização do método para todos da equipe, utilizando quadro físico ou virtual.
Ele pode variar muito entre empresas, pois o método não restringe ou obriga a seguir uma forma única de projetá-lo. Mas ele depende fundamentalmente das etapas e entregas mapeadas e de como será usado pela equipe.
Ele também pode ser virtual, com o uso de ferramentas online como o Trello ou o Asana.
Ou físico, com colunas e cards desenhadas no papel ou na parede, e o uso de post-its para a inserção das tarefas.
Com o Quadro de Kanban definido e tarefas distribuídas em seus respectivos cards (Exemplo: À fazer, Em andamento, Em Análise, Feito) você deve realizar as tarefas de acordo com as prioridades estabelecidas.
E mover
os cards indicando o andamento delas.
Cada tarefa segue um fluxo de trabalho que começa do lado esquerdo do quadro e termina do lado direito, quando ela for finalmente concluída.
Visualize o fluxo de
trabalho (workflow)
Limite o trabalho
em progresso
Meça e gerencie o
fluxo de trabalho
Torne as políticas do
processo explícitas
Implemente ciclos
de feedback
Melhore colaborativamente,
evolua experimentalmente
Comece com o que
você faz agora.
Concorde em buscar mudanças
incrementais e evolutivas.
Inicialmente, respeite as
funções, responsabilidades e cargos
Incentive atos de liderança
em todos os níveis