O Lean Canvas é uma ferramenta para quem quer planejar a ideia da sua startup de forma ágil e enxuta. O foco deste Canvas é a validação de hipóteses em cenários complexos e de mudanças rápidas, mas que precisam ser validadas cedo,
antes que se perca tempo desenvolvendo algo que o mercado não deseje.
Vivemos em um momento incomparável de inovação. Isso nos dá a oportunidade de criar novos produtos, projetos, empresas e startups. O problema é que muitas vezes colocamos foco em construir um produto que os clientes não querem.
O Lean Canvas é uma ferramenta criada por Ash Maurya com base no Business Model Canvas. Nele, 4 dos 9 blocos originais foram substituídos para trabalhar aspectos de maior risco na criação de Startups.
O objetivo é auxiliar pessoas interessadas em desenvolver seus próprios negócios no ajuste necessário entre o produto e o mercado.
Pegue a frase:
“[1] proporciona [2] para [3] mesmo que [4] OU sem ter que [5] através de [6]”
E substitua os números por:
[1] o que você vende, seu produto
[2] qual dor seu produto resolve e o que ele faz pelo cliente?
[3] seu cliente, seu público alvo
[4] objeção
[5] objeção
excludente
[6] seu diferencial, aquilo que somente você entrega